Categorias

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Memória Seletiva

Não sei como tem gente que guarda números. Quando eu falo em números me refiro a quantidade grande deles. Não é só CPF, RG, Telefone. Isso eu também guardo. Guarda m² , guarda hectare, guarda valores; Minha memória é seletiva. Me diga o nome de um ministro e dois minutos depois já terei esquecido , me diga seu nome e eu farei o possível para não esquecer mais. Memória fotográfica também é comigo. Sou capaz de descrever detalhes das ruas por onde passo e de reconhecer pessoas que já passaram pela minha vida, mesmo que a passagem tenha sido breve. Acumule informações em forma de música e eu dificilmente esquecerei. Mágoas. Tenho pavor de guardar mágoas. Por isso sempre que me desentendo com alguém faço questão de fazer as pazes e de entender o que aconteceu, ainda mais se for uma pessoa que considero. A minha memória guarda as melhores lembranças da infância- e como eu adoro recordar tudo isso de forma nostálgica. Eu guardo abraços, guardo fotos, guardo cartas. Jogo fora e esqueço tudo aquilo que não soma e só subtrai. Aliás, deixo guardado lá no fundo pra resgatar no dia que passar por algo igual e ter referencias de como devo me comportar. A cabeça da gente é coisa de louco mesmo-o que cada um guarda dentro nunca é igual. A memória podia ser que nem andar de bicicleta, aprendeu uma vez não se esquece mais.( já dizia minha avó). Facilitaria tanto a vida ter todas as informações guardadas, né? Em contrapartida, imagina a sobrecarga de nossa cabeça trabalhando sem parar? É, acho que piraríamos de vez. Tudo foi sabiamente calculado  e a nós foi dado o dever de equilibrar, aprender, desenvolver, aprimorar, escolher, etc , etc, etc. Nossa senhora, agora sim ficou tudo complicado.O que eu quero dizer é que a gente não pode saber tudo sobre tudo e ninguém precisa se martirizar se não sabe alguma coisa. O que a gente não pode esquecer é da simplicidade da vida, das sensações que nos são proporcionadas, de amar as pessoas, de demonstrar interesse, de dizer bom dia e muito obrigada... o resto o Google responde pra gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário